ansiedade,  reflexões,  textos

Refletindo sobre ansiedade…

Oi pessoal, bem, o post de hoje é um pouco mais reflexivo e o que me inspirou a escrevê-lo foi uma quote de Augusto Cury que eu vi no tumblr e um post no blog da Mel (Serendipity). No post o Guilherme comenta um pouco sobre sua ansiedade e apresenta um vídeo muito legal contando como ele controla esse problema e ainda nos dá 6 conselhos, como: aprenda com o passado, mas não fique preso a ele. O vídeo é muito legal mesmo e ele indica livros que o ajudaram a controlar ansiedade.

Você faz faxina em seu escritório, em sua bolsa, em sua casa, mas não faz uma faxina em tudo o que perturba a sua alma. Você não desliga a sua mente, não gerencia seus pensamentos e vive fazendo velório antes de morto. O que significa isso? Significa sofrer por antecipação, viver problemas que ainda não ocorreram e que talvez nem ocorram.

Augusto Cury

Acredito eu que todo mundo já passou por isso. Quem nunca sentiu aquele nó na garganta um pouco antes de falar em público? Ou antes de tomar uma decisão difícil? E frio na barriga ao encontrar uma pessoa que é muito especial? Ou antes de prestar um vestibular? São inúmeros os momentos na vida em que é comum ficarmos ansiosos. Mas, para algumas pessoas, esse problema se torna mais intenso e frequente e é preciso aprender a controlar.

A ansiedadeA ansiedade é uma preocupação excessiva com o futuro, com coisas que ainda não aconteceram e talvez nem venham a acontecer, mas mesmo assim ficamos matutando a ideia, e se ficarmos os próximos minutos fazendo nada a não ser se preocupar, acabamos mais ansiosos, e criamos um ciclo vicioso. Porém, se em vez disso gastarmos os próximos cinco minutos superando um problema relativamente pequeno, nos sentiremos muito bem e com uma nova atitude mental para a vida.

Dicas para lidar com a ansiedadeUse a ansiedade ao seu favor.Eu acho que esse é o ponto principal, torná-la sua aliada. Antes de ganhar status de inimiga, a ansiedade é um sistema de proteção que prepara o corpo para enfrentar desafios.

Não se preocupe com problemas pequenos. É muito importante que você pare um minuto e pense se realmente é necessário se preocupar com certas coisas. Eu sempre me preocupo sem necessidade causando um stress desnecessário com problemas que tem solução e até já tenham sido resolvidos. Então, avalie e veja se vale a pena, reflita.

Preocupe-se com o presente. Temos que nos preocupar com o que está ao nosso alcance, ou seja, o presente. Temos que parar com a necessidade de querer ter controle sobre tudo, não podemos ter controle sob o amanhã, mas podemos ter controle sobre o hoje.

Aprenda com o passado, mas não fique preso a ele. Esse conselho foi dado pelo Guilherme no vídeo e achei muito importante. Muitas vezes ficamos pensando nas coisas que deram errado, no que queríamos ter feito e não fizemos e isso não ajuda. É importante tirar lições de nossos erros para não repeti-los.

Encare os problemas como desafios. Todos os problemas que nos aparecem diariamente foram feitos para serem superados e deixados para trás. Trata-se de vencer desafios e superar limites. Essas duas palavras simples na teoria carregam consigo um significado complexo demais e no geral, envolve olhar para trás e ver o quanto você cresceu e alimentar essa vontade de evoluir mais e mais.

E para complementar o post eu indico um livro do Augusto Cury (Manual dos Jovens Estressados), e prometo postar uma resenha e colocar o link nesse mesmo post. Então, gente é isso, espero que tenham gostado do post e que tenha sido muito útil para vocês. Beijos

6 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *