A mais pura verdade – Dan Gemeinhart
Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha. Mas, em certo sentido um sentido muito importante , Mark não tem nada a ver com as outras crianças. Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram. Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier. Nem que seja a última coisa que ele faça. A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.
Essa é a primeira resenha de um livro recebido por parceria, dessa vez, como a Editora Novo Conceito Eu já havia comentado sobre esse livro na página no facebook, dando as minhas primeiras impressões. Agora eu trago a resenha completa sobre esse livro que conquistou o meu coração e o de muita gente esse ano!
Em A Mais Pura Verdade, conhecemos Mark, um garoto de 12 anos que tem câncer, um cachorro, uma melhor amiga e um sonho: escalar o Monte Rainier. Mark tem uma vida comum como a de qualquer criança, e como toda criança, ele quer brincar, sair com os amigos, mas ele possui algumas limitações devido a sua doença. Mas a pior parte de sua doença não são as internações, os remédios, os tratamentos, dores e falta de cabelos, Mark detesta aparentar ser diferente. Ele sabe que é como todo mundo, só não entende porque as pessoas não veem isso. Todos o tratam como o menino que tem câncer, o “coitadinho”, ele acha que as pessoas só ajudam ele por conta disso, sendo que as coisas não são bem assim.
Uma nova jornada, uma nova estrada.
Para as montanhas agora.
Então, quando fica sabendo que o câncer voltou e que terá que enfrentar tudo de novo, Mark percebe que é hora de enfrentar as coisas de uma forma diferente: é hora de realizar o seu sonho e escalar o Monte Rainier, pois essa é uma coisa que ele gostaria de fazer antes de morrer. Com nada mais que uma mochila com alguns suprimentos, pouco dinheiro, uma passagem de trem, uma caderno, uma câmera fotográfica e seu cão Beau, Mark foge rumo a maior aventura de sua vida e a realização de seu sonho. E deixa todo o resto para trás.
Minhas impressões
Eu me surpreendi como a qualidade do livro, é excelente, eu amei a escrita do autor e pretendo sim ler mais livros dele. A Mais Pura Verdade é o livro de lançamento do escritor Dan Gemeinhart. Em minha opinião, ele iniciou muito bem a sua carreira literária.
O livro é narrado em primeira pessoa por Mark, a leitura é tranquila, não cansativa e você vai se envolvendo com a narrativa aos poucos. O texto reflete a personalidade de Mark: ingênuo e juvenil, mas sem ser bobo. Ao final de cada capítulo, existe um capítulo do meio, por exemplo, no final do capítulo 4 existe o capítulo 4 ½, que é narrado em terceira pessoa e mostra o que está acontecendo com a família e os amigos de Mark.
Por mais que fale sobre um tema tão difícil como o câncer, o autor escreveu um livro leve. O livro não é triste, pois não tem o câncer como foco principal. O livro nos faz refletir sobre a vida e que
Mas juntos construímos luz;
compartilhada, ela vira calor.
Durante a leitura, eu quase chorei algumas vezes, mas por outro lado eu fiquei feliz em ver Mark correndo atrás de seus sonhos, e ele não estava tão sozinho assim, ele tinha seu melhor amigo ao lado: Beau. E não posso deixar de falar de alguns personagens como Jessie, a melhor amiga de Mark, que sabe o segredo dele, mas fica na indecisão de revelar o segredo de Mark e tentar salvá-lo, ou não contar e deixar que ele realizasse seu sonho. É um difícil decisão, mas eu acredito que ela tenha tomada a decisão certa. Outro personagem que é o meu favorito, é o cachorrinho de Mark, Beau, ele merece um troféu pela sua coragem e amizade.
A principal lição que Mark me ensinou, é que não basta apenas sonhar, temos que ter coragem o suficiente para realizar nossos sonhos.
Esse livro tem uma história linda e tocante sobre a vida, amizade, promessas, sonhos, mas principalmente sobre esperança. Recomendo a leitura para todos, é um livro fantástico, maravilhoso que vai te emocionar, e como disse Sloan, vai fazer você querer abraçar bem forte o protagonista.
2 Comentários
Gabrielly Marques
Que resenha linda! Adorei.
A Mais Pura Verdade também foi um livro que me marcou muito e que me fez pensar sobre muitos assuntos. Eu amei ler essa aventura e conhecer o corajoso e animado Beau! Quase chorei em todas as cenas que ele aparece e ajuda o Mark!
Beijos!
http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/
Carla Vieira
Obrigada Gabrielly!!
O Beau me emocionou bastante também haha
Beijos