blogosfera,  Dicas,  textos

Blogue como se ninguém estivesse lendo

Fonte: Melina Souza

Essa semana li um post maravilhoso da Annabel e não tive como não concordar com cada palavra que ela escreveu. Então decidi traduzir o texto dela para que mais pessoas tenham acesso a esse post!
Eu me lembro que nos primeiros meses do meu blog, eu blogava todos os dias, sobre tudo e a qualquer hora. A emoção de ter o meu próprio blog era enorme, e nem ligava se o post tinha apenas uma imagem e três linhas ou se nem tinha imagem. Eu não tinha leitores e não sentia nenhuma pressão para agradar as pessoas, ganhar seguidores e ter um conteúdo de qualidade profissional.

A vida era moleza pra mim e ainda hoje gosto de olhar meus posts antigos e relembrar tudo o que eu estava fazendo naquele momento (enquanto escolhia entre as fotos embaçadas da câmera do celular). Eu não consigo lembrar exatamente quando tudo mudou, mas acho que foi quando surgiu essa onda de blogs de beleza…

Hoje em dia, é muito comum um blog querer ser melhor que o outro, e criar uma certa rivalidade. E existem milhares e milhares de blogs surgindo todos os dias. Todos nós queremos ser ouvidos, para sermos reconhecidos pelas horas que passamos na internet e, mais importante para nos sentirmos incluídos na blogosfera.

É comum se sentir isolado no meio da multidão, especialmente se você ficar se comparando aos outros e tentando ser como os blogs de sucesso. É fácil para as pessoas escrever mensagens te aconselhando a ter inspiração, mas não copiar, criar um nicho, ser original e blá, blá, blá, isso é tudo muito lindo, mas não há nichos suficientes no mundo, a menos que você queira blogar sobre batom, kung foo e mergulho em alto mar em um blog só. Encontrar o seu nicho é difícil.

Eu sempre digo: pare de se preocupar. Pare de tentar ser único, você já é. Pare de se preocupar com curtidas, visualizações, retweets, seguidores e apenas blogue porque você ama. Você não pode agradar a todos e é muito improvável que você seja a próxima Zoella (blogueira britânica). Esse navio já partiu, então, basta que você seja o próximo.

O que eu quero dizer é que acho que o nosso blog se torna melhor quando paramos de tentar agradar a todos e passamos a blogar para nós mesmos, quando ficamos orgulhosos de nossos próprios posts. E quando isso acontecer, você irá brilhar e chamar a atenção dos outros para você. Relaxe, faça o que você quiser, coma um bolo, continuem blogando e seja incrível.

Eu realmente me emocionei com o texto dela porque mesmo que fora da blogosfera a gente tenta se encaixar nos padrões da sociedade, seja na escola ou no trabalho, sendo que isso não importa, temos que parar de nos preocupar em agradar todo mundo, uma vez a Amanda Arruda disse: Gata, se nem chocolate é amado pela totalidade da humanidade, quem você pensa que é pra querer agradar a gregos e troianos? Temos que aceitar a verdade: é IMPOSSÍVEL agradar todo mundo, mesmo forçando a barra e ficando no meio do muro. Repita como mantra todos os dias e leve isso pro resto da vida: não é necessário nenhum esforço para ser único, porque você já é. Só deixe que todos saibam disso.

24 Comentários

  • Jennyfer Aguillar

    Oiee Carlinha,concordo com cada palavra,sentimos muita pressão para sermos perfeitos em tudo,mas a intenção do blog é nos representar e se não podemos fazer isso de nada adiantará criar um layout perfeito e ter milhares de seguidores.
    Saudades *-* fiquei sem internet e nem consegui ver as atualizações do blog,mas vou ler todos agora mesmo 🙂
    Beijos ♥ ♥

  • Marina Bonfim

    Adorei esse texto Ca. E é realmente isso mesmo, temos blogar com o coração, como se ninguém estivesse olhando, como se aquilo tudo fosse pra você, e quem quiser ler pode ler. É como um diário aberto, onde você escreve tudo o qui você quer escrever, sem ligar se alguém vai ler.
    Adorei esse texto Carla, realmente traduz tudo o quii a maioria de nós queremos, mas que poucas conseguem. Já somos únicas por sermos nós mesmas.
    Temos que blogar com o nosso coração e porque amamos isso. Sem nenhuma pressão de ser famosa, se isso acontecer é uma consequência.
    Parabéns a blogueira que escreveu esse texto, e parabéns a você que postou aqui no seu blog, para que pudéssemos ver.
    Bjss minha flor.

    blog-quemsoueu.blogspot.com.br

  • Sabrina

    Estou quase chorando aqui :'(. Esse texto é lindo e acho que todas as blogueiras deveriam ler.

    Eu não tenho tantos seguidores, nem muitas curtidas, nem muitos comentários, mas isso não quer dizer que eu tenha que desistir de tudo.
    Se existem blogueiras famosas, foi porque elas lutaram muito pra chegar onde estão. E é isso que todas nós temos que fazer.
    Eu só faço posts que me agradam e se os outros quiserem ler, eles que leiam.

    Beijos
    Garota Imperfeita

  • Gabriela de F.

    Super reflexivo esse texto! Acho que tudo o que foi dito é verdade.

    Vejo muitas blogueiras tendo dificuldades na hora de postar. Tudo bem, todas temos nossos momentos em que a inspiração resolve dar um rolê e demora voltar. Mas se você cria um blog para falar do que você gosta, automaticamente vai haver assunto. O pior erro das blogueiras iniciantes é, por exemplo, querer falar de maquiagem sem nem entender do assunto. E entram nessa de falar de make por conhecerem muitas que fizeram sucesso, aí querem pegar carona no brilho dos outros. Acho que o melhor a ser feito é encontrar o seu nicho, o seu assunto preferido, algo que entenda, e escrever abertamente porque gosta, só. Todos deveriam ler isso!

    http://www.bonitapordentro.com

  • susany Oliveira

    Estou na blogosfera a pouco tempo comparado a muita gente por aí, mas posso perceber que muitas meninas só fazem um blog com o objetivo e ganhar dinheiro, é pecado? não!, mas se você começa pensando dessa forma acaba postando tudo que bem pela frente, coisas que nao tem nada a ver com ela, tipo no meu blog eu nao falo de moda porque nao me identifico com isso então porque vou escrever sobre?. Tenho um blog como hobby e sei que cada post que faço é porque eu quero escrever, não ganho nada e estou bem com isso, até porque se eu ganhasse eu eu sentiria que tenho que postar por obrigação.

    http://www.garotadosuburbio.com

  • Carla Vieira

    Exatamente mari, é um refúgio! Você tem que blogar por você, não pelos outros, não deve se preocupar com o que vão achar, faça o que der na telha HSAUAHSUA
    Beijos

  • Carla Vieira

    Verdade Gabi, acontece mesmo e acho que o melhor é se afastar, relaxar e logo vem assunto que não acaba mais!
    Concordo plenamente com tudo que disse.

    Beijos e obrigada pelo comentário xoxo

  • Carla Vieira

    Pois é Susany, tornar algo prazeroso uma obrigação pode ser um perigo, um bom exemplo é a leitura: ela não é prazerosa se for por obrigação, cada um tem que encontrar um tipo de gênero que goste e lê-lo, assim como o seu nicho!

    Beijos

  • Daniella J

    Incrível! Amei o texto.
    Realmente, a blogosfera anda concorrida e acho que 99% das bloggers e vloggers famosas falam sobre moda. Ela são como inspiração pras meninas por ai.
    Mas concordo com cada palavra que ela disse, porque considero o fato de ser você é sempre melhor. Nada que é forçado é bom. Se você fizer algo com alguma intenção, não acho que vá sair legal. Prefiro escrever sem expectativas, porque ai o resultado que vier vai ser significante pra mim 😀
    Ótimo post!
    Beijo,
    Daniella J

  • Ana Paula Barbosa

    Conheci seu blog hoje e esse texto me chamou muito a atenção! Eu tinha um blog exclui, e recuperei ele pois eu não estava me sentindo segura sempre pensando no que os outros iam achar de mim, pois sou um pouco tímida, mas lendo o texto me fez criar coragem e recomeçar mais uma vez. Parabéns pelo seu blog ele e lindo de mais e muito inspirador. <3

  • Carla Vieira

    Sério, ana, fico extremamente feliz em ter te dado esse incentivo. Saiba que o seu blog é um espaço pessoal seu, seu cantinho, pouco importa o que vão achar, o importante é você amar blogar <3
    Beijos e muito obrigada pelo carinho, são comentário como o seu que me dão forças para continuar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *