textos

Já chutou o balde hoje?

Tem muita gente chutando o balde, como costumam dizer! Seja pedindo demissão para realizar algum sonho como uma viagem ou tornar-se um empreendedor. Seja pedindo o divórcio de um casamento falido ou terminando um relacionamento que provavelmente não daria em nada. Seja largando tudo para viver uma nova vida, viajando por aí…

A questão é que nós temos vivido com medo de chutar o balde e fazer aquilo que almejamos! Medo de mudanças, de dar chances a oportunidades que podem mudar nossas vidas e isso tem nos sufocado ao ponto de sentirmos, mais do que nunca, uma urgência em ser feliz, em mudar o que não nos agrada. Uma vontade incontrolável de fazer alguma coisa, qualquer que seja, para ver as coisas mudarem.

Quando pensamos em chutar o balde tudo o que queremos é nos livrar daquela situação angustiante que está nos fazendo sofrer. Sonhamos com o alívio que vamos sentir quando finalmente conseguirmos entrar na sala do chefe e pedir demissão, não é? Sentir-se finalmente livro de algo que já não te fazia bem.

Só que nem sempre estamos preparados para lidar com as consequências da decisão que tomamos. Consequências essas que trarão dor e angústia e talvez até arrependimento, que embora desconfortável, faz com que a gente cresça, ganhe confiança e encontre uma força que nem sabíamos que existia dentro de nós. É por isso que, depois que você chuta o balde e sobrevive, você pensa muito menos antes de chutar de novo.

Chutar o balde sempre nos coloca em uma posição extremamente vulnerável, de incerteza, risco e exposição emocional.

Para viver com ousadia e sem medo é preciso saber lidar com o desconforto dessas emoções negativas. Por um lado, é desconfortável resistir ao desejo de se acomodar. É desconfortável conviver com a dúvida sobre a decisão que tomamos. Por outro lado, é quando estamos vulneráveis que aprendemos a aceitar as consequências e ganhamos confiança.

Eu garanto que a partir do momento em que você conseguir se sentir mais confortável com essa vulnerabilidade, você vai ter descoberto a mágica que acontece fora da sua zona de conforto e não existe a menor chance da sua vida continuar igual depois disso.

Nem todos os perrengues, dúvidas, insônias e lágrimas fizeram com que eu me arrependesse de ter arriscado e chegando onde estou hoje. Eles só me deram força para continuar arriscando cada vez mais! E você, já chutou o balde hoje?

14 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *