5 estrelas,  Editora Seguinte,  Resenha

Mentirosos – E. Lockhart

Mentirosos
E. Lockhart
Seguinte, 2014
272 páginas

Cadence vem de uma família rica, chefiada por um patriarca que possui uma ilha particular no Cabo Cod, onde a família toda passa o verão. Cadence, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat (os quatro “Mentirosos”) são inseparáveis desde os oito anos. Durante o verão de seus quinze anos, porém, Cadence sofre um misterioso acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos, tentando juntar as lembranças sobre o que aconteceu. “Emocionante, bonito e devastadoramente inteligente, ‘Mentirosos’ é absolutamente inesquecível.” – John Green, autor de “A culpa é das estrelas” “Uma história assombrosa sobre como as famílias vivem suas próprias mitologias. Triste, maravilhosa e real.” – Scott Westerfeld, autor de “Feios”

Os Sinclair são uma família americana rica e renomada. Ricos, bonitos, altos, atléticos e vencedores. Sempre estão sorrindo, sempre estão por cima. Todos os anos, Cadence e sua família se reunem para que todos passem o verão juntos em uma ilha particular, próxima a costa de Massachusetts.


Sua história começa no verão dos oito quando ela conhece Gat, um amigo de seu primo Johnny, e sem querer, eles se tornam grandes amigos e vivem juntos, até que se apaixonam. Acontece que Gat não é da família e é totalmente diferente dos Sinclair, tem opiniões divergentes, ele não quer mentir ou fingir, só quer ser ele mesmo. E para Gat e Cady, estar juntos é a coisa mais maravilhosa que existe. Até que chega o momento de se separar.

Tudo muda no verão dos quinze. Neste verão, um estranho acidente faz com que Cadence perca a memória e fique com terríveis sequelas: dores terríveis de cabeça, enjoos, depressão, fraqueza e angustia devido a sua falta de memória. Cady não sabe o que aconteceu e o que realmente mudou, mas tem certeza de que precisa descobrir como lembrar do seu passado.

Ela perde a vontade de fazer as coisas que gosta, não consegue estudar, vive a base de analgésicos e começa um projeto pessoal de doação de suas coisas. As dores de cabeça pioram cada vez mais e a angústia de não lembrar o que aconteceu está acabando com ela. Ela mudou muito, e não era somente seu cabelo pintado de preto que a diferenciou dos demais Sinclair. Ela não vê mais sentido em fingir, em mentir e em gastar tanto dinheiro ou acumular coisas, como o resto da família, sendo completamente incompreendida. Ela fica afastada da ilha por dois anos, e Gat nem sequer a procura, então ela tenta se comunicar com seus primos, Johnny e Mirren, mas eles nunca a respondem.

Por que estão tratando-a assim, como se ela não existisse? E o que aconteceu naquela noite, em que ela acordou sozinha – sem parte de suas roupas e de sua memória? Cady passa a ter um grande desejo, ela quer desesperadamente voltar para a ilha particular dos Sinclair, para reencontrar os Mentirosos, tentar desvendar os mistérios envolvendo seu acidente e recuperar a memória do antes e depois do verão dos quinze.

Minhas impressões

Eu comprei Mentirosos devido à boa reputação dele. Sabem quando um livro é tão bem falado que você simplesmente precisa saber o que é que ele tem de tão bom? Então, Mentirosos é assim, mas você tem que ler para tirar suas próprias conclusões, para saber porque a história é tão surpreendente e envolvente.

Não tinha muita ideia do que esperar desse livro, já que a sinopse não nos releva quase nada e não li nenhuma resenha. No final do livro a Editora nos pede para não estragar a experiência de ninguém, por isso, tive muito cuidado ao elaborar essa resenha, não queria estragar as experiências pessoais de cada um de vocês.

A Editora Seguinte fez um excelente trabalho na diagramação do livro, que é dividido em cinco partes e com capítulos bem curtos, fazendo com que a leitura se torne rápida e seja quase impossível de ser pausada.

Mentirosos é um livro maravilhosamente bem escrito. Lockhart consegue desenvolver o enredo, escondendo o grande segredo da história de maneira a deixar os leitores sem chão na medida em que tudo nos é revelado. Se você tiver um olhar mais atento, conseguirá perceber algumas pistas que a autora dá durante a narrativa, e talvez até desvende o grande mistério antes da hora.

Eu não conseguiria expressar, mesmo que falasse por horas e horas, o quanto este livro me envolveu. Não há nada que vá te preparar para esta leitura. E tanto faz se você vai amar ou odiar o livro, de qualquer forma, garanto que você não sairá ileso.

Mentirosos me ensinou a importância do perdão para que se possa seguir em frente.

Mapa da Ilha

8 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *