Por que, cientificamente, os leitores são as melhores pessoas para se apaixonar?
Já terminou um livro? Quero dizer, realmente terminou um? Capa a Capa. Você respira, do fundo dos seus pulmões e se senta lá. O livro em suas mãos, os olhos observando a capa, a contracapa, e a parede em frente a você. Você está pensativo. Você se sente como se um pedaço de você tivesse aumentado ou se perdido. Você acabou de experimentar algo íntimo, profundo. (Talvez, erótico?). Você apenas teve uma metamorfose intensa e um tanto transitória.
Como se apaixonar por um estranho que você nunca verá novamente, você sofre com o anseio e a tristeza de uma estória que terminou, mas, ao mesmo tempo sente-se satisfeito. Completo com a experiência, a conexão e a riqueza que vem depois de viver com uma outra alma. Você se sente alimentado, mesmo que apenas por pouco tempo.
Esse tipo de leitura, segundo a revista Time Annie Murphy, é chamado de “leitura profunda”, uma prática que está prestes a ser extinta, já que as pessoas estão lendo menos. A pior parte dessa iminente extinção é que os leitores são comprovadamente mais legais e inteligentes que um não-leitor, e talvez as únicas pessoas por quem vale a pena se apaixonar na superfície da terra.
Eles podem
Não é nenhuma surpresa que os leitores são pessoas melhores. Tendo experimentado a vida de outra pessoa através de olhos abstratos, eles aprenderam o que é deixar seus corpos para ver o mundo através de outros quadros de referência.
Eles têm acesso à centenas de almas e à sabedoria de todas elas. Eles já viram coisas que você nunca entenderia e mortes de pessoas que você nunca conhecerá. Eles aprenderam como é ser uma mulher, e um homem. Eles sabem como é ver alguém sofrer.
Um estudo de 2010 reforça essa ideia com resultados que comprovam que as crianças que são leitoras têm vantagem, pois são mais sábias, adaptáveis e compreensivas do que aquelas que não possuem o hábito. Porque ler é algo que te molda e acrescenta. Cada triunfo, lição e momento crucial do protagonista se torna o seu próprio.
Toda dor e dura verdade do personagem se torna sua e você tem que suportá-la. Você já viajou com autores e experimentou sentimentos como, a tristeza e a angústia. Você viveu mil vidas e aprendeu com cada uma delas.
Se você ainda está à procura de alguém para completar você, para preencher o vazio do seu coração isoladamente-curado, olhe para a raça que está morrendo. Você vai encontrá-los em lojas de café, parques e metrôs. Você vai vê-los com mochilas, sacos de ombro e malas. Eles serão curiosos e emotivos, e você perceberá isso nos primeiros minutos de conversa.
De acordo com o estudo, “O Que a Leitura Faz Para a Mente” por Anne E. Cunningham da Universidade da California, Berkeley, ler proporciona uma aula de vocabulário que crianças nunca obteriam frequentando a escola. Segundo Cunningham, “A quantidade do crescimento do vocabulário durante a vida de uma criança ocorre mais indiretamente através da exibição da linguagem do que pelo ensino direto”.
De acordo com o psicólogo David Comer Kidd, na New School for Social Research, “O que grandes escritores fazem é levar você para dentro da estória, a partir da sua escrita. Na ficção literária, as lacunas dos personagens transformam sua mente para também tentar entender a mente das pessoas ao seu redor”.
Isso é provado repetidas vezes, mais pessoas tornam a leitura um hábito. Sua habilidade de se conectar com personagens que eles não encontraram fazem eles entenderem as pessoas ao redor de forma muito mais fácil. Eles têm a capacidade de empatia.
De acordo com Cunningham, leitores são mais inteligentes devido ao maior vocabulário e habilidades de memória, além da capacidade de detectar padrões. Eles possuem funções cognitivas superiores à média dos não-leitores, e podem se comunicar de maneira eficaz e completa.
Encontrar alguém que lê é como namorar milhares de almas. É ganhar a experiência que eles ganharam de tudo que já leram e a sabedoria que vem com essas experiências. É como namorar um professor, um romântico ou um explorador.
Se você namorar alguém que lê, então você, também, viverá milhares de vidas diferentes.
8 Comentários
Nataly
Amei, Carla! Mandei até para o meu namorado. haha
Você é tão novinha, mas tem talento! Adorei o seu blog.
Beijos, linda.
Carla Vieira
Que bom que gostpu Nataly!! Fiquei muito feliz com o seu comentário e obrigada ♥
Beijinhos
Bruna - chan ♥
Uah, adorei Carlinha! <3
Bruna - chan ♥
Adorei Carlinha :3
Carla Vieira
Bruuh que bom que gostou!!!
Carla Vieira
Eu imaginei que você adoraria mesmo <3
Bibi Sousa
gostei muito carla <3
Te espero no meu blog e se gostar dele curta a fanpage e fique por dentro de tudo! ♥
http://www.Bikoti.com
Carla Vieira
Bibi, que bom que gostou e quando for colocar o link do seu blog, você pode fazer assim ó, porque fica mais fácil e cria um link: (AMEI seu blog ♥)
Blog – Facebook