Resenha,  Romance

Resenha: Como eu era antes de você

Como eu era antes de você
Jojo Moyes
Editora Intrínseca, 2013
320 páginas

Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.

Todo mundo estava comentando sobre esse livro, li diversas resenhas positivas e decidi lê-lo. Esse é o tipo de livros que conquista, e muda a forma como enxergamos determinadas situações do dia a dia, fazendo-nos refletir sobre a solidariedade, sobre a amizade, e sobre o amor verdadeiro – principalmente até onde conseguimos ir em nome desses sentimento. Como eu era antes de você é um desses livros impactantes, e que eu nunca, nunquinha esquecerei. Eu terminei o livro chorando, pois não queria que ele acabasse. Foi tudo tão intenso e bonito, que você não quer que acabe, quer ficar ali para sempre, se emocionando com a vida dos personagens.
Louisa Clark é uma moça de 26 anos que mora com os pais, trabalha como garçonete em um café numa pequena cidade inglesa e tem um relacionamento de quase 7 anos – não muito intenso – com Patrick. No entanto, ela vê sua vida de virar de cabeça para baixo quando o dono do café onde trabalha decide fechá-lo. Sem estudo e sem saber fazer outra coisa na vida, a única opção de emprego que Lou encontra é como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor é um homem de 35 anos que viu seu mundo desabar completamente dois anos antes, quando uma moto o atropelou e o deixou tetraplégico. Inteligente, culto, porém extremamente mal humorado, Will não aceita sua nova condição pós-acidente. Ele não vê motivos para continuar vivendo dessa forma, e conseguiu convencer a sua mãe que o levasse, dentro de seis meses, para a Suíça, para que ele possa dar um fim ao seu sofrimento. Mas, ele é surpreendido com a chegada de Louisa ou Clark – como ele a chama – que tornará estes seis meses, os melhores de sua vida.

“Eles (seus olhos cinzentos) levavam o olhar vazio de alguém que está sempre alguns passos afastados do mundo a seu redor. Às vezes, eu me perguntava se aquilo não era um mecanismo de defesa de Will, já que a única maneira que encontrou de lidar com sua vida foi fingir que não era com ele que aquelas coisas estavam acontecendo.” p.45

É claro que no início foi um pouco difícil, uma vez que Will afastava qualquer pessoa que chegasse perto, mas Lou conseguiu o que pareceria ser impossível: construir uma relação de amizade, mas que não demora muito para se transformar em amor.

“Estou lhe dando isso porque poucas coisas ainda me fazem feliz, e você é uma delas”. “É isso. Você está marcada no meu coração, Clark. Desde o dia em que chegou, com suas roupas ridículas, suas piadas ruins e sua total incapacidade de disfarçar o que sente. Você mudou a minha vida (…)”. p.317

A autora, além do lado romântico da história, retrata muito bem as dificuldades que os cadeirantes vivenciam todos os dias, mas o livro não trata exatamente disso e de como um tetraplégico foi incentivado, mas sim sobre troca de experiências, sobre aquelas pessoas que, quando menos esperamos, acabam nos surpreendendo e mudando o nosso modo de ver a vida. O título “Como eu era antes de você” se encaixa perfeitamente no livro, já que mostra a mudança que ocorrerá nos personagens. Este livro faz você pensar na vida, na essência de quem somos, nas decisões que tomamos, em como as coisas acontecem de forma inesperada, e como uma pessoa pode mudar a sua vida completamente.

Eu não tenho palavras para descrever a beleza desse livro. Apenas tenho que dizer: Leia!

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *