Um vício chamado ASMR
Desde a minha infância, eu costumo ter os chamados “orgamos mentais”! Deixa eu explicar melhor: uma sensação de formigamento no couro cabeludo quando eu ia ao cabeleireiro, ou quando ficava ansiosa e animada com alguma coisa! Apenas esse ano descobri que não estou sozinha e que essa sensação se chama ASMR, sigla para Autonomous sensory meridian ou, em bom português, Resposta Sensorial Meridiana Autônoma.
Basicamente, a sigla ASMR se refere a sensações agradáveis que se manifestam em resposta a estímulos visuais, auditivos e cognitivos. Você pode sentí-las “ao vivo”, conversando com uma pessoa em uma viagem de avião ou vendo alguém manipulando um objeto, por exemplo. Mas, nessas circunstâncias, normalmente o fenômeno se manifesta de forma não intencional: uma das partes acabou agindo sem perceber de um modo que ativa o estado de relaxamento na outra pessoa.
Após isso, passei a pesquisar mais sobre o fenômeno e encontre VÁRIOS canais no youtube brasileiros que possuem vídeos assim! E isso se tornou um vício por causar uma sensação de relaxamento e até sono.
O que os numerosos vídeos ASMR fazem é justamente explorar técnicas que causam sensações prazerosas. Para começar, você vai notar que a maioria dos vídeos possuem como foco o rosto da pessoa. A ideia aqui é causar impressão de proximidade física, como se a pessoa estivesse totalmente dedicada a você. Como mostra o vídeo abaixo, da youtuber Mandy Francesa:
Role plays
Para dar contexto, é muito comum vídeos ASMR terem encenações (role play). Em muitos deles, o espectador faz o papel de um paciente que vai ser avaliado por um médico ou uma psicóloga. Esta, por sua vez, fingirá que está conversando com você (quase sempre em sussurros) e poderá até mesmo fazer gestos em direção à câmera que sugerem contato físico afetivo. Confere o vídeo da Monique Antoneto:
As sensações causadas pela ASMR
Como sempre tive essas sensações na infância, os vídeos funcionam perfeitamente comigo! Mas as sensações variam de pessoa para pessoa. Com base nos relatos que encontrei na internet, notei que tem gente que não sente nada e alguns até se entediam. Mas a maioria afirma sentir uma sensação boa de formigamento no couro cabeludo, quase como o efeito de uma massagem, só que com intensidade menor. Há também quem experimente friozinhos na barriga ou arrepios.
IMPORTANTE: Os efeitos serão mais intensos se você usar fones de ouvido (em certos momentos de alguns vídeos a voz sai mais forte do lado direito ou esquerdo, como se a pessoa estivesse falando ao pé do ouvido devido ao uso do microfone binaural), visualizar os vídeos em tela cheia e assisti-los em um lugar calmo. Vale até desativar as notificações do celular!
Espero que comecem a acompanhar vídeos assim haha Já se tornou meu vício e quase todas as noites, antes de dormir, assisto vídeos de ASMR!
14 Comentários
Karine Fernandes
Nossa eu não fazia ideia sobre isso, achei interessante. E fico feliz por você não estar sozinha nesta. Valeu por explicar.
Beijos.
Kerolayne Silveira
Gente que coisa diferente isso! Nunca tinha ouvido falar, mas fiquei curiosa. Vou ver os vídeos pra ver o que eu sinto!
Beijos
Bruna Diseró
Oi, Carlota 🙂
Eu já havia visto vídeos no YouTube de ASMR, mas não sabia que o objetivos deles era esse. Agora entendi todo o processo!
Com certeza irei revê-los e ver se sinto esse prazer sensorial que você descreveu.
Beijos açucarados.
Carla Vieira
Sim, muita gente não conhece e estou até surpresa com isso! <3
Beijos
Carla Vieira
Sim! Espero que goste 😀
Beijos
Carla Vieira
Oii bruuh!
Reveja siim e me conta o que achou ok?
Beijos <3
Rayanni kellsin
Olá, tudo bem?
Nossa, não sabia que isso existia, achei o post bem válido, parabéns por trazer esse tema!
Um beijo.
Carla Vieira
Olá Rayanni!
Que ótimo!
Beijo
Talita Carvalho
TEMA INTERESSANTE!
Carla Vieira
Obrigada talita!
Jéssica Melo
Olá Carla, não sabia sobre a Asmr e achei bem interessante, mas não se se por ser muito ansiosa ou por me entediar rápido não consegui assistir mais de dois minutos dos videos =/
http://meumundo-meuestilo.blogspot.com.br/
Carla Vieira
Isso é normal Jéssica! É uma coisa muito pessoal, muitas pessoas não sentem essas sensações que descrevi!
Beijo
Alexia Oliveira Macêdo
Eu conheci o ASMR pela Mandy, na tentei e tal mas nunca deu muuuito certo comigo sabe? Entao acabei deixandobpara la. Mas pode ser que nunca deu certo justamente por eu nunca ter usado fones de ouvido. Vou tentar diferente na proxima vez. Seu post foi bem legal ❤
Carla Vieira
Tenta siim Alexia! Espero que obtenha um melhor resultado!
Beijos